07/11/2009









E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
1 Coríntios 13:13


Sobre a avaliação

A avaliação acontecerá durante todo o processo escolar, não tendo como objetivo principal
quantificar os resultados, mas sim a partir das observações diárias, diagnosticar as dificuldades dos alunos
e por meio deste diagnóstico, retomar os conteúdos para que a aprendizagem seja alcançada.
A avaliação diagnóstico-formativa tem como função básica, auxiliar o professor a observar os
alunos, a mediar e interagir com eles, a compreender melhor suas necessidades, de modo a ajustar de
maneira mais sistemática e individualizada, suas intervenções pedagógicas e as situações didáticas que
propõe, na expectativa de otimizar a aprendizagem com critérios de entendimento reflexivo, conectado,
compartilhado, autonomizando o processo de ensino e de aprendizagem.
Na avaliação diagnóstico-formativa, professor e aluno devem estar comprometidos, ao longo do
processo, num movimento de ajuda, a fim de dimensionar os avanços e as dificuldades, ambos em
constante interação.

A avaliação escolar é um processo pelo qual se observa, se verifica, se analisa, se interpreta um determinado fenômeno (construção do conhecimento), situando-o concretamente quanto aos dados relevantes, objetivando uma tomada de decisão em busca da produção humana. Segundo Luckesi (1995).