04/01/2010

4º E 5º ANO

CIDADANIA
Vamos procurar no dicionário o que significa a palavra CIDADANIA
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O que é cidadão?............................................................................................................................
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MANDAMENTOS CÍVICOS
1. Honra a Deus amando a Pátria sobre todas as coisas, pois Deus nos deu por berço esta Terra com tudo o que nela existe de esplendor no céu e de beleza e de fartura na terra (ecologia).
2. Considera a Bandeira como a imagem viva da Pátria, prestando-lhe o culto do teu amor e servindo-a com todas as forças do seu coração (religiosidade).
3. Honra a Pátria no passado, sobre os túmulos dos heróis, glorifica-a no presente: com a virtude e o trabalho, impulsiona-a para o futuro: com a força e a dedicação, que é a força da fé. ( estudo e trabalho).
4. Instrui-te para que possas andar por teu passo na vida e transmita a teus filhos a instrução que dote que não se gasta, direito que não se perde, liberdade que se não limita (educação).
5. Pugna pelos direitos que te confere a lei, respeitando-a em todos os seus princípios, porque da obediência que se lhe presta a Ordem, que é a Força sua vê que mantém os homens em harmonia (Lei dos direitos e deveres).
6. Ouve e obedece aos teus superiores, porque sem disciplina não pode haver equilíbrio. Quando sentires o tentador, refugia-te no trabalho, como quem se defende do demônio na fortaleza do altar (disciplina e ordem).
7. Previne-te na mocidade, economizando para a velhice, que assim prepararás de dia a lâmpada que te ilumina a noite (instrução e educação).
8. Acolhe o hóspede com agasalho oferecendo-lhe a terra, a água e o fogo, sempre porém, como senhor da casa, nem com arrogância que o afronte, nem com submissão que te humilhe, mas se serenamente sobranceiro (solidariedade).
9. Ouve aos teus, que tem interesse no que lhes é próprio reservando-te com os de fora. Quem sussurra segredos é porque não pode falar alto, e as palavras cochichadas nas trevas são sempre rebuços de idéias que se não ousam manifestar ao sol (influências / opinião própria).
10. Ama a terra em que nasceste e a qual reverterás na morte. O que por ela fizeres por ti mesmo farás que és terra, e a tua memória viverá na gratidão do que te sucederem (fazer o bem).

Estes mandamentos encerram-se em dois:

Amar a Pátria sobre todas as coisas e
Aos que conosco trabalham para engrandecê-la

Os mandamentos cívicos
(em uma nova versão)
1. preservas a natureza, pois foi Deus quem nos concedeu tanta beleza.
2. Respeita a Bandeira, como se deve respeitar a religião.
3. Estuda o passado para que possas conhecê-lo e trabalhando no presente possas construir o futuro.
4. Estude e dê oportunidade para que seus filhos possam estudar pois esse, é o seu maior bem, que ninguém poderá tirar.
5. Quem não tem instrução não poderá defender seus direitos por não conhecê-los.
6. Tenha disciplina e saiba obedecer.
7. Estude enquanto se é jovem para garantir uma velhice tranqüila.
8. Ajude o próximo.
9. Ouve seus pais e seus professores que desejam o seu bem, cuidado com os falsos amigos.
10. Faça o bem para que tua memória permaneça.

Declaração Universal dos Direitos Humanos
O direito à vida
Artigo 1º - todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos, e dotados que são de razão e consciência, devem comportar-se fraternalmente uns com os outros.
Artigo 3º - todo indivíduo tem direito à vida, à liberdade, e à segurança de sua pessoa. O direito à integridade da vida
Artigo 5º- ninguém será submetido a torturas, penalidades ou tratamentos cruéis desumanos ou degradantes.
O direito a vida privada e a honra
Artigo 12- ninguém será objeto de ingerências arbitrárias em sua vida privada e sua família, seu domicílio ou sua correspondência, nem de ataques às sua honra e reputação. Toda pessoa tem direito à proteção da lei contra tais ataques.

Estatuto da criança e do adolescente
Lei nº 8069/90 Brasil
Artigo 3º - a criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta lei, assegurando-se a eles, por lei ou por outros meio, todas as condições de liberdade e de dignidade.
Artigo 4º- é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
Parágrafo único: a garantia a prioridade compreende:
a) primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias.
b) Precedência de atendimentos nos serviços públicos ou de relevância pública.
c) Preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas.
d) Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.
Artigo 5º- nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.
Artigo 7º- a criança e o adolescente tem direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação das políticas sociais públicas que permitam o seu nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.

Na verdade, todas essas leis que foram lidas falam sobre o quê.....................................................
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Escreva abaixo 6 coisas boas da vida de uma pessoa:
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Escreva abaixo 6 coisas ruins na vida de uma pessoa:
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As regras da boa convivência em sala de aula
 respeitar a professora;
 respeitar os colegas;
 ajudar os amigos;
 não xingar;
 ser gentil;
 ser educado;
 saber falar e ouvir;
 respeitar a opinião dos colegas
 não agredir fisicamente os amigos.

A minha vida está sendo respeitada?...............................................................................................

A vida do planeta está sendo respeitada? Por quê?........................................................................
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O que eu posso fazer para preservar o planeta?.............................................................................
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Escreva um texto falando sobre a vida:
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O que nós podemos fazer para preservar a natureza da nossa escola?
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Precisamos cuidar de nosso planeta
Hoje em dia as pessoas aparentemente estão muito preocupadas em preservar a natureza, e quando se fala em natureza, a primeira coisa que vem em nossas mentes é um lugar cheio de árvores, e muito verde, principalmente, você já parou para pensar por quê o verde é tão importante?
Pois bem, as árvores e todos os seres vivos da família dos vegetais, aqueles que nós chamamos de plantas, são as responsáveis pela fabricação e renovação do oxigênio que nós seres humanos necessitamos para respirar. Então, se as árvores e as plantas desaparecerem da face da Terra, quem é que vai produzir o oxigênio?
Além disso, as plantas são seres produtores dentro da cadeia alimentar. O que significa isso? Significa que elas produzem o seu próprio alimento, se não houvesse outros seres vivos na Terra ainda assim as plantas sobreviveriam porque elas não dependem de outros seres, muito pelo contrário, nós seres humanos e os outros animais é que precisamos das plantas. Como é que as plantas produzem seu alimento? Elas fazem isso por um processo que nós chamamos de fotossíntese: é mais ou menos o seguinte:
As plantas usam a luz do sol juntamente com o gás carbônico e mais a água e produz o oxigênio e a energia. Assim a planta se mantém viva e dá vida para os animais que as consomem.
Mas você pode pensar: eu não como árvore e nem mato, e se essas plantas acabarem eu posso comer um belo bife de boi ou um bom pedaço de galinha, ou então um belo pernil de porco, não é? Até é. Mas e o boi para se manter vivo come o quê? E a galinha come o quê? E o porco come o quê? Todos eles são consumidores primários que se alimentam de plantas, de mato, de capim, de milho e outros vegetais da natureza, e sem esses vegetais, adeus bife, adeus frango, e adeus leitão.
Por essas e outras coisas mais, você deve ajudar a preservar a natureza, e não adianta ficar fazendo discurso para tentar convencer os outros se você não mudar a si mesmo, vamos cuidar do jardim da nossa escola e de todo verde que estiver à nossa volta, assim a natureza agradecida retribuirá com frutos e flores que nos alegrarão e perpetuarão a nossa existência.

Por que as plantas são importantes no nosso planeta?
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Declaração Universal dos Direitos Humanos
artigo 25- toda pessoa tem direito a um nível de vida adequado, que lhe assegure assim como à sua família, a saúde, o bem-estar, e de modo especial, a alimentação, o vestuário, a habitação, a assistência médica e os serviços sociais necessários, tem ademais, direito aos seguros no caso de desemprego, enfermidade, invalidez, viuvez, velhice e outros casos de perda de seus meios de subsistência por circunstâncias independentes de sua vontade.
Estatuto da criança e do adolescente
Artigo 8º
Parágrafo 3º- estabelece ao poder público propiciar apoio alimentar à gestante e à nutriz que dele necessite.
Artigo 18º- é dever de todos zelar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.
Constituição da República do Brasil
Artigo 277- é dever da família, da sociedade e do estado assegurar à criança e ao adolescente com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, a liberdade, e à convivência familiar e comunitária. Além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, crueldade e opressão.

O que a sociedade de modo geral está fazendo para acabar com o problema da fome?
Despertar a sociedade para a luta contra a fome e a miséria tem sido o desafio da Ação da Cidadania, movimento articulado pelo sociólogo Herbert de Souza, Betinho.
Há três anos, o Comitê Rio da Ação da Cidadania ajuda a promover um Natal sem fome para milhares de famílias carentes do Rio de Janeiro. Em 1993, 25 mil cestas básicas foram arrecadadas. Esse número dobrou em 1994, chegando a 60 mil em 1995. Nestes três anos mais de meio milhão de pessoas tiveram o que comer no Natal.
Parceria e solidariedade foram marcas determinantes para a realização de todos esses natais, que contaram com a adesão de inúmeras empresas, escolas, meios de comunicação, etc. artistas e a sociedade em geral participaram e deram suas contribuições. A mídia teve papel importante, divulgando a campanha e dando transparência à arrecadação e a distribuição dos alimentos.

Você acredita que os direitos dos cidadãos descritos acima estão sendo respeitados? Por quê?
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As doenças da fome
A falta de alimentos ou a ausência de uma dieta alimentar equilibrada podem determinar graves conseqüências para o organismo como: desnutrição, bócio, hipovitaminose e anemia.
Desnutrição: caracteriza-se por atraso no crescimento e ganho de peso, inchação, apatia, emagrecimento e falta de apetite. Em certas partes do mundo é comum ver crianças de dois ou três anos que não andam, não engatinham e não falam por causa desta doença. Pesquisas recentes mostram que os brasileiros não consomem o mínimo de calorias necessárias ao organismo, e isso atinge 64% de todo o povo.
Entre as causas da desnutrição a principal é a pobreza.
Bócio: é causado pela falta de iodo na alimentação.
Hipovitaminose A: causa até cegueira.
Anemia: é causada pela falta de ferro na alimentação, como conseqüência, a pessoa fica fraca e pálida.
Além da falta de uma alimentação equilibrada falta muita informação para que essas e outras doenças possam ser evitadas.
Lembre-se : comer bem é comer qualidade e não quantidade.
Quais são as medidas tomadas pelo governo para o combate a fome?..........................................
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Você acha que essas medidas tem sido eficazes?...........................................................................
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O que você acha que ainda é necessário para acabar com a fome no Brasil?................................
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Você tem uma boa alimentação em sua casa? O que você costuma comer?..................................
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Como é a merenda de sua escola e como você gostaria que ela fosse?.........................................
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Declaração Universal dos Direitos Humanos
Artigo 25- Toda pessoa tem direito a um nível de vida adequado que lhe assegure, assim como à sua família, a saúde e o bem-estar e, de modo geral e especial, a alimentação, o vestuário, a habitação, a assistência médica e aos serviços sociais necessários; tem ademais, direito aos seguros em caso de desemprego, enfermidade, invalidez, viuvez e outros casos de perda de seus meios de subsistência por circunstâncias independentes de sua vontade.
Estatuto da Criança e do Adolescente
Lei nº 069/90 Brasil
Artigo 7º - A criança e o adolescente têm o direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o seu nascimento e desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.
Artigo 11- é assegurado atendimento médico à criança e ao adolescente através do Sistema Único de Saúde. Garantido o acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação da saúde.
Parágrafo 1º - criança e adolescente portadores de deficiência receberão atendimento especializado.
Parágrafo 2º- incumbe ao poder público fornecer gratuitamente àqueles que necessitarem os medicamentos, próteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação e reabilitação.
Constituição da República Federativa do Brasil – 1988
Artigo 196- a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantindo mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
Você acredita que todos esses direitos do cidadão estão sendo colocados em prática?.................
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Quais direitos ainda não existem na prática e por quê?...................................................................
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O que é saúde?
A saúde é, assim entendida como direito do homem. Em se tratando de um direito, cabe ao estado zelar por ele e se empenhar para que os cidadãos possam desfrutá-lo. Aos governos cabe, pois, proporcionar as necessárias boas condições de sobrevivência à população, ou seja, elevar o seu padrão de vida.
Nesse contexto, o conceito de saúde se amplia e engloba muito mais do que a simples ausência de moléstias. Na definição da OMS, saúde é “o estado de completo bem-estar físico, mental, social não significando apenas ausência de doença”. A partir daí, podemos ponderar que a saúde, para ser mantida, não depende apenas de médicos e hospitais mas de toda uma estrutura que garanta alimentação adequada, habitação, vestuário, transporte, lazer, educação, bom ambiente de trabalho, segurança, salários suficientes para cobrir o custo de vida e hoje, a preservação do ambiente, cuja deteriorização crescente tantos danos tem causado ao homem. Em outras palavras, saúde implica desenvolvimento.
A saúde é como dissemos, um direito do cidadão. Cabe ao Estado proporcionar a ele este direito. No Brasil, porém não se pode dizer que a proposta da ONU esteja sendo cumprida.
O brasileiro ainda não possui direitos à saúde. Que o digam não só a enorme miséria observada em várias partes do país, mas também a desigualdade de padrões de vida, as deficiências físicas e mentais de crianças cujas mães não receberam assistência nutricional e médica durante a gravidez, a ausência de saneamento básico, a disparidade entre salários, a falta de assistência à velhice, a precariedade das campanhas de imunização, as deficiências do sistema médico – hospitalar, as longas filas para o atendimento médico, a falta de recursos da população para comprar remédios, a crise habitacional e muitos outros problemas.
O lixo e as doenças
Muitas doenças podem estar associadas à forma como o lixo está depositado no ambiente, pois ele é o alimento, fonte de água e abrigo para uma infinidade de organismos nocivos à saúde humana. O serviço de Saúde Pública dos Estados Unidos, identificou cerca de 22 doenças humanas que podem estar associadas ao lixo sólido, principalmente aos dejetos humanos.
Algumas doenças associadas ao lixo:
- febre tifóide: doença infecciosa provocada por bactéria que se multiplica no intestino.
- Cólera: doença infecciosa aguda provocada por bactéria geralmente epidêmica caracterizada por vômitos e diarréia.
- Desinteria: infecção intestinal provocada por diferentes tipos de microorganismos patogênicos.
- Antraz: infecção estafilocócica da pele, formada da reunião de muitos furúnculos que se alastra pelo tecido subcutâneo.
- Peste bubônica? Doença infecciosa e contagiosa provocada por uma bactéria que é transmitida ao homem pela pulga do rato.
- Tracoma: conjuntivite causada por um vírus.
- Triquinose: infecção parasitária do homem transmitida pela carne do porco quando o animal é alimentado com lixo não esterilizado.
O lixo e o ambiente
No ambiente o lixo pode causar vários danos à qualidade das águas, do solo, do ar, por diferentes tipos de poluição.
- água: a disposição inadequada do lixo pode contaminar rios e lagos. O chorume, líquido que emana da decomposição do lixo, é um dos principais poluentes.
- Solo: o lixo pode alterar as características físicas, químicas e biológicas dele.
- Ar: a queima do lixo libera fumaça tóxica nociva á saúde humana.
- Visual: o lixo tem um aspecto considerado desagradável, além do odor: ele modifica características estéticas da paisagem e introduz uma fauna desagradável: moscas, baratas, ratos e urubus;
- Sonora: o trabalho de coleta, disposição e tratamento do lixo envolve transporte por caminhões e um maquinário para tratamento que produz ruídos desagradáveis.
Saneamento básico
O saneamento tem por fim, tornar o nosso ambiente são, respirável e habitável.
Fazem parte do saneamento básico:
- abastecimento de água
- a coleta de lixo
- a rede de esgotos
O abastecimento de água de uma cidade cuida do tratamento de água, tornando-a própria para ser consumida.
A coleta de lixo cuida da retirada do lixo da cidade. Para evitar a contaminação da água e do solo pelo lixo devemos:
- tampar as latas de lixo, para evitar moscas;
- coleta de lixo em sacos plásticos;
- enterrar ou queimar o lixo quando ele não é recolhido.
A rede de esgotos evita que o solo, as águas da superfície da terra e o lençol d’água subterrâneo fiquem contaminados. Quando não houver redes de esgotos na casa, devem-se construir fossas ou provadas em terrenos mais baixos.
Higiene
Para gozar de boa saúde deve-se:
- lavar as mãos antes das refeições;
- escovar os dentes ao deitar, e depois de cada refeição;
- manter as unhas limpas e os cabelos penteados;
- andar calçado e com roupas limpas;
- dormir em quarto arejado.
Higiene mental
- praticar esportes;
- ler bons livros;
- estudar com capricho.
Higiene social
Para viver bem com as outras pessoas deve-se:
- ser alegre;
- ser amigo;
- colaborar com o próximo;
- obedecer os mais velhos;
- zelar pelo patrimônio.
Além disso, respeitar os direitos dos outros.
Higiene dos alimentos
-devem ser guardados em lugares frescos;
- devem ser cobertos, a fim de serem protegidos das moscas e da poeira;
- as carnes devem ser bem cozidas ou fritas;
- as frutas e legumes devem ser bem lavados antes de serem consumidos.
Higiene da alimentação
Comer bem não quer dizer comer muito ou comer só as coisas que gostamos.
Comer bem é comer as substâncias necessárias ao organismo.
Para que o organismo aproveite bem os alimentos, devemos:
- lavar as mãos antes das refeições;
- alimentar-se nas horas certos;
- comer devagar e mastigar bem os alimentos;
- comer muitas verduras, legumes e frutas;
- tomar leite e comer carne;
- evitar alimentos muito temperados e apimentados;
- só tomar água fervida ou filtrada;
- não abusar de doces e refrigerantes.
Por que é importante viver num ambiente saudável?.......................................................................
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O esporte e a saúde
Por que o esporte não combina com as drogas?..............................................................................
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Qual é a importância da natureza na nossa vida?............................................................................
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Como tem sido a relação entre as pessoas e o ambiente no Parque Saint Hilaire Lange?.............
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O meio ambiente e o patrimônio comunitário
Você tem direito a um meio ambiente saudável, sem poluição de qualquer natureza. Matas, ar, rios, lagos, mares e animais silvestres necessários ao ecossistema e ao equilíbrio ecológico são bens preservados para uma vida pura e limpa.
Você pode defender, perante as comunidades, o poder público, a justiça, todos os patrimônios sociais, mesmo se estiverem sob domínio particular.
Você deve denunciar atos de destruição ao meio ambiente quando souber da existência deles. Nos estados e municípios existem instituições de proteção ao meio ambiente como as Secretarias do Meio Ambiente que funciona nos estados por meio do IBAMA para receber denúncias e sugestões dos cidadãos quando ocorrerem agressões aos recursos da natureza. O patrimônio comunitário, colocado à disposição dos cidadãos, é composto pelos recursos turísticos, paisagísticos, praças, parques, praias, corredeiras, cachoeiras, lagos, monumentos históricos e culturais, museus e todos os lugares que lembram a nossa história. Você tem direito a usufruir de todos esses bens.
É importante lembrar porém que, por ser um bem de todos, as coisas devem acima de todas as coisas ser preservadas. Assim, você mostra ser um cidadão e uma pessoa com boa educação.
Constituição da República Federativa do Brasil, 1988
Artigo 225- todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.
Cadeia Alimentar
Nos ecossistemas existe uma relação de dependência entre os seres vivos que o compõe, isto é, cada um ocupa um papel e um espaço, mas um depende do outro para se alimentar ou para se manter vivo nesse ecossistema. Nesta teia complicada da vida existem os seres que produzem o seu próprio alimento, os vegetais utilizam-se da luz solar e gás carbônico e produzem seu alimento, oxigênio e crescendo fortes servem de alimentos para outros animais que por sua vez servem de alimento para outros animais. Quando um ser desta cadeia entra em extinção começa a existir um desequilíbrio ecológico, o que afeta profundamente a vida humana de um modo ou de outro. Por isso, sabendo que precisamos respeitar o direito dos outros é bom também lembrar que devemos respeitar o direito de a natureza crescer e se manter em perfeito funcionamento sem a interferência humana, pois só assim, um dia poderemos dizer que o futuro será belo, pois se o homem não parar com sua destruição não haverá mundo para seus filhos e netos que certamente nem chegarão a conhecer esse mundo da forma como nós o conhecemos.
Por que devemos preservar a natureza?..........................................................................................
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A natureza do Parque Saint Hilaire Lange tem sido preservada?.....................................................
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Declaração Universal dos Direitos Humanos
Artigo 13- toda pessoa tem direito de circular livremente e de escolher sua residência no território de um país. Toda pessoa tem direito de sair de qualquer país, inclusive do próprio país, e a regressar ao seu país.
Artigo 17- toda pessoa tem direito à propriedade, individual ou coletivamente. Ninguém será privado arbitrariamente de sua propriedade.
Artigo 22- toda pessoa, como membro da sociedade, tem direito à segurança social, e a obter, por meio do esforço nacional e da cooperação internacional, a devida conta da organização e dos recursos de cada Estado, à satisfação dos direitos econômicos, sociais e culturais, indispensáveis à sua dignidade e ao livre desenvolvimento de sua personalidade.
Artigo 25- toda pessoa tem direito a um nível de vida adequado que lhe assegure, assim como à sua família, a saúde, o bem-estar, e de modo especial, a alimentação, o vestuário, a habitação, a assistência médica e aos serviços sociais necessários; tem ademais, direito ao seguro em caso de desemprego, enfermidade, invalidez, viuvez e outros casos de perda de seus meios de subsistência por circunstâncias independentes de sua vontade.
Estatuto da Criança e do Adolescente
Lei nº 8069/90- Brasil
Artigo 7º- A criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitem o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.
Artigo 22- Aos pais incumbe o dever do sustento, guarda e educação dos filhos menores, cabendo-lhes ainda, no interesse destes, a obrigação de cumprir e fazer cumprir as determinações judiciais.
Constituição da República Federativa do Brasil – 1988
Artigo 23- é competência comum da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios:
IX- promover programas de construção de moradias e a melhoria das condições habitacionais e de saneamento básico.
A lei assegura de maneira geral que as pessoas tem direito à um teto, uma casa para se abrigar e abrigar seus filhos, no entanto, a realidade é um tanto diferente do que realmente deveria ser. Porém, de nada adianta uma casa luxuosa, se as pessoas que lá vivem sofrerem a falta, de bens muito mais preciosos: o amor uma das outras. O carinho, a compreensão, a educação. Uma família que tem tudo isso certamente será feliz e a felicidade é um bem que não tem preço...
Descreva a sua casa:........................................................................................................................
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Escreva como seria a casa dos seus sonhos, a casa que você gostaria de ter:
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Conte com quem você vive em sua casa e como é a relação entre vocês:
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UM PASSEIO AO ZOOLÓGICO ATRAVÉS DA MATEMÁTICA!!!!

Você já foi ao jardim Zoológico?
È um lugar muito bonito!
Vamos acompanhar algumas crianças ao zoológico e aprender muitas coisas.

1- Ao entrarmos no jardim Zoológico, passamos por uma roleta, que registra o número de pessoas que ali entram. No final do dia, já haviam passado pela roleta 9806 pessoas. Represente este numeral no quadro de valores de lugar:
                 
U.M
C
D
U




Agora responda:
a) Escreva-o por extenso: ____________________________________________________.
b) Ele é número par ou ímpar? ____________.
c) Dê o sucessor e o seu antecessor: ____________ 9806 _____________.

2- Na visita ao zoológico,algumas alunas ficaram encarregadas de anotar o tempo de gestação de alguns animais.Complete as questões abaixo transformando-as em dias:
a)      A gestação da zebra é de 3 centenas e 45 unidades: __________ dias.
b)      A gestação do macaco é de 14 dezenas e 1 unidades: _________dias.
c)      A gestação da girafa é de 435 unidades: ___________________dias.
d)     A gestação do leão é de 10 dezenas e 8 unidades ____________dias.
e)      A gestação do hipopótamo é de 2 dúzias multiplicadas por 10:_____dias.
f)      A gestação do camelo é de 100 multiplicado por 3 mais 9 dezenas:____dias.

3- Durante o passeio, alguns alunos ficaram encarregados de anotar o peso dos animais. De acordo com a tabela, calcule o que se pede:
ANIMAL
PESO:
Camelo
500 kg
Leão
250 kg
Zebra
260 kg
Girafa
500 kg
Elefante
6500 kg
Macaco
18 kg
Tatu
2 kg


a)- Observando a tabela responda:

Qual é o animal mais pesado?

R:- ----------------------------------------------------------------------------------------------

Qual é o animal mais leve?
R:- ----------------------------------------------------------------------------------------------------------
b)- Some o peso da girafa, do tatu, do elefante e do macaco e veja quantos quilos eles pesam juntos.

R:- -------------------------------------------------------------------------------------------------

c)- Diminua, do peso do elefante, o peso do macaco mais do camelo, do leão e da zebra e descUbra a diferença do peso entre eles.

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d)- Some o peso da girafa com o peso do elefante para ver quanto pesam os dois juntos

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4- No zoológico existem 45 espécies de animais. Estas espécies foram divididas em 5 grupos diferentes.Quantos animais ficaram em cada grupo?

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5- Qual é a diferença entre a gestação do elefante, que é de 680 dias, e a do tigre, que é de 105 dias?

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6- Numa terça-feira, foram visitar o zoológico, 185 crianças e 97 adultos.Sabemos que cada criança paga 3 reais e cada adulto 5 reais, responda:
a)- Quanto o zoológico faturou com os ingressos infantis?

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b)- Quanto o zoológico faturou com os ingressos para adultos?

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c)- Quanto o zoológico faturou no total?




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