29/12/2009



"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe".
Jean Piaget

para iniciar o ano 2010


Roteiro de observação de aluno


Dados de identificação pessoal
Escola:
Nome do aluno
Data e local de nascimento:
Professor:
Comportamento
·         Compreende as instruções dadas coletivamente
·         Tem criatividade (idéia novas, SOLUÇÕES ORIGINAIS)
·         É disciplinado
·         É atento
·         É emotivo
·         É sensível á critica
·         Mantém um bom relacionamento com o professor
·         Aproxima-se : aceita aproximação
·         Mantém bom relacionamento com os colegas
·         Participa bem em atividades do grupo
·         É autoritário (procura impor-se como chefe)
·         É provocador
·         Sabe-se defender
·         Procura chamar atenção (falando alto: movimentando-se)
·         A criança é “ desligada”
·         É capaz de concentrar-se em tempo suficiente para a realização de uma atividade
·         É agitado (movimenta-se muito, mexe-se na cadeira:na fila, etc..)
·         Manifesta reações exageradas de agressividade verbal ou física
Hábitos de organização
·         Senta corretamente
·         Caminha corretamente
·         Traço firme ( da escrita, do desenho)
·         É lento na execução dos trabalhos escolares
·         A audição é aparentemente normal  ( ouve bem)
·         A visão é aparentemente normal ( enxerga bem)
·         Tem memória visual
·         Tem memória auditiva
·         Apresenta sinais de fadiga
·         A criança é organizada no trabalho escolar ( ex: pula linhas ou folhas de caderno, não conserva o material escolar e etc.)

Rendimento escolar
Língua Portuguesa
·         Conhece as vogais
·         Domina as sílabas simples
·         Domina as sílabas lh, nh, ch
·         Domina sons de r, s, l, m, n, finais
·         Domina as sílabas r, l intercalados
·         Domina sons de x e z finais
·         Faz leitura oral
·         Fala errado
·         A linguagem escrita é
·         Escreve errado no ditado
·         Escreve errado ao fazer cópias

Matemática
Tem noção de quantidade
Soluciona problemas simples
Conhece a moeda nacional
Adquiriu os conceitos básicos (cor, forma, posição, quantidade)
Relaciona números e quantidade
Conhece seqüência lógica oral
Conhece seqüência lógica de escrita
Como é seu raciocínio lógico matemático
Reconhece valor do dinheiro e sabe utilizá-lo
Resolve operações matemáticos sem material concreto

Parecer do professor
Destaque os aspectos positivos da criança
Que outras observações você faria sobre essa criança